FOTOGRAFIA, VÍDEO E COMUNICAÇÃO

Paisagens Naturais, Paisagem para Fotografia, Dicas para fotógrafos, Fotografia Algarve

4 melhores paisagens naturais para fotografar no litoral do Algarve

Não é segredo nenhum que o Algarve é de uma riqueza quase inesgotável de paisagens naturais para amantes de fotografia. O problema surge depois: o que visitar? Quais escolher? Quais serão as melhores para um tipo específico de fotografia? Quais são os mais próximos da zona em que estou?

Assim, deixo aqui quatro sugestões, (quase) de ponta a ponta do Algarve, de alguns dos meus lugares preferidos para fotografar paisagens naturais.

Trilho do Barril, Luz de Tavira

Praia do Barril, Luz de Tavira, Paisagens Naturais, Paisagem para Fotografia, Dicas para fotógrafos, Fotografia Algarve
Localização

O Trilho do Barril é a minha recomendação para quem quer molhar os pezinhos nisto dos passeios fotográficos pela natureza: é uma reta ladeada a vegetação, onde podemos treinar a composição e captar aqueles macros de flores.

O caminho termina na Praia do Barril, um bom sítio para se descansar e registar o pôr-do-sol na praia. Se estiverem demasiado cansados para enfrentar o retorno, existe um comboio turístico regular que podem apanhar em alternativa.

Da primeira vez que fiz este percurso, a informação na internet afirmava que o trilho era de uma hora de ida, uma hora de volta. Porém, na nossa experiência, a ida desde o início do percurso até à Praia do Barril demorou-nos nem meia hora; isto devagarinho, debaixo da torreira do sol de julho, e a fazer paragens para tirar fotografias. Não sei se as duas horas ida-e-volta se referem a um percurso maior, mas esta reta é mais curta e com paisagens naturais muito agradáveis.


Ludo, Faro

Ludo, Faro, Trilho do Ludo, Paisagens Naturais, Paisagem para Fotografia, Dicas para fotógrafos, Fotografia Algarve
Localização

O Ludo é uma das melhores escolhas para quem quer fotografar a riquíssima fauna e flora da Ria Formosa de perto. O passeio pedonal inicia antes da Rotunda do Caranguejo, a caminho da Ilha de Faro, e é possível passear e fotografar mesmo junto aos sapais com vista para a vegetação viçosa, os pássaros (com alguma sorte, os flamingos) e as salinas.

Mais adiante no caminho, existe uma bifurcação: por um lado, pode-se virar à direita e entrar na zona florestal do Ludo, um vasto pinheiral, ou seguir em frente e continuar no trilho até à zona de observação de aves – e além! Da última vez que fiz o trilho, continuámos até (sem querer) transpormos a “fronteira” entre Faro e Loulé e acabarmos na ponte para a Praia da Quinta do Lago – que atravessámos e acabámos por visitar também. Foi um bom lugar para descansar antes de fazer o caminho de volta.


Carvoeiro, Lagoa

Carvoeiro, Lagoa, Paisagens Naturais, Paisagem para Fotografia, Dicas para fotógrafos, Fotografia Algarve
Localização

É difícil recomendar apenas um sítio ou uma zona do Carvoeiro: a cidade, aninhada por entre escarpas, é composta por ruas sinuosas remanescentes de um Algarve antigo, adormecido no tempo – perfeita para fotografias urbanas, ou retratos com as ruas de calçada e paredes de cal como plano de fundo.

Se preferirem explorar a parte natural desta zona, existe um passadiço de madeira junto ao mar que permite um passeio por entre as falésias. Podem deixar o carro nas imediações do Forte da Nossa Senhora da Encarnação (que também tem uma vista bonita) e seguir para Este até ao início do passadiço.

A meio do caminho, podem descer (com cuidado!) pelas rochas até ao Miradouro da Falésia, que é certamente o meu lugar preferido deste percurso: foi lá que realizámos o photoshoot dos The Munchies, e a luz de final de tarde sobre as escarpas e o mar cobalto resultaram em registos melhores do que qualquer um de nós esperava. O passadiço finaliza, depois, na Gruta da Boneca.


Pontal da Carrapateira, Aljezur

Pontal da Carrapateira, Aljezur, Paisagens Naturais, Paisagem para Fotografia, Dicas para fotógrafos, Fotografia Algarve
Localização

Aninhado na nascente do Algarve, banhado pelo Oceano Atlântico, está o Pontal da Carrapateira: um tesouro escondido que quase não é mencionado nas recomendações de paisagens a não perder no Algarve, mas que é certamente um dos meus preferidos.

Localiza-se no Município de Aljezur, mesmo abaixo da Praia da Bordeira; é acessível por uma estrada apenas – a Estrada da Praia – e aconselho a deixarem o carro na primeira reentrância segura na beira da estrada e fazerem o passeio pedonal até às falésias.

Porém, muito cuidado: Bem sabemos o que os fotógrafos fazem por aquela boa fotografia, mas não se cheguem demasiado para as zonas pedregosas, que têm muitas rochas soltas onde é fácil colocar o pé em falso.

As escarpas são deslumbrantes. Ao entardecer, a luz dourada banha-as de tons castanhos e envolve o mar em cores quentes e aconchegantes: perfeito tanto para amantes de paisagens, como para entusiastas dos retratos.

Pontal da Carrapateira, Aljezur, Paisagens Naturais, Paisagem para Fotografia, Dicas para fotógrafos, Fotografia Algarve

%d bloggers like this: